top of page

"Rap é compromisso"

coleção de linogravuras | 2021-2022

A linogravura – prima da xilogravura, usada nos cordéis nordestinos – é uma técnica de impressão que utiliza o linóleo como matriz. A matriz é feita entalhando a arte com goivas de diferentes pontas e tamanhos. O grau de dificuldade é ainda maior, já que se trabalha com a arte negativa e espelhada. As partes que permanecem em alto relevo é que recebem a tinta e então, quando é feita a gravura no papel, o desenho fica invertido.

Embora exista essa complexidade em relação ao método que executo habitualmente, houve muito apreço e empolgação com o processo e o projeto de maneira geral. Nesse trabalho regresso ao que me instigou a começar a criar esse estilo, há quase 8 anos: a música, em especial o rap nacional e os ícones que me inspiram diariamente.

A primeira parte da coleção, de 2021, é composta por cinco gravuras, de cinco dos maiores nomes do rap nacional – Mano Brown ("SOBREVIVENTE"), Sabotage ("MAESTRO DO CANÃO"), Emicida ("O ZICA"), Black Alien ("MISTER NITERÓI") e Djonga ("LADRÃO").

Em 2022 foram agregadas à coleção as gravuras "BIGGIE" e "2PAC", dos dois considerados maiores da história do rap, que foram impressas em tinta prateada sobre papel preto, além de estampadas em camisetas oversized de alta qualidade.

IMG_2388.JPG